A Morte de Sócrates

Um Quadro sobre Arte

http://www.metmuseum.org/art/collection/search/436105

A Morte de Sócrates
Jacques Louis David

Esse quadro retrata a reação de Sócrates e seus discípulos diante do julgamento e da pena imposta ao filósofo pelo (suposto) crime de corrupção da juventude e negação dos deuses adotados à época. Aqui temos diversos pontos de vista a observar: Sócrates, lecionando ainda no momento de sua execução, tratando a cicuta (veneno) como algo banal, bem como a morte. Repare que com uma mão ele recolhe o instrumento de sua morte, enquanto, com a outra, leciona para seus discípulos. Esses, aliás, compõem o segundo ponto de vista, lamentando a morte de uma figura tão emblemática e a perca que representou. Além de outros detalhes, é possível verificar também o velho senhor ao pé da cama, que muitos cogitam se tratar de Platão, discípulo de Sócrates e maior fonte de seu trabalho na atualidade. Sua posição contemplativa indicaria que tudo o que se passa “atrás” da sua cabeça (ou seja, toda a obra) é o nascimento de suas ideias, representações de sua mente daquilo que Sócrates representou. Assim, toda a composição é a maneira como Platão racionalizou – ou escolher lembrar – os acontecimentos passados.

Existe um vídeo excelente, que ensina muito mais sobre essa obra e que também ensina como analisar um quadro com tantas informações e história. Confiram o link (infelizmente, esse vídeo está disponível apenas em inglês) – Nerdwriter: The Death of Socrates

Imagem: www.metmuseum.org

————————————————————————————————————————

Um Quadro sobre Arte é um movimento do site Enchendo Estantes com o objetivo de espalhar pequenas doses de conhecimento artístico – afinal, no mundo em que vivemos, muito do melhor daquilo já produzido pelo ser humano cai no esquecimento e muito corre o risco de desaparecer na maré de novas informações (muitas vezes de qualidade inferior) que recebemos nos dias de hoje.
————————————————————————————————————————

Seleção de Lucas Alves Serjento

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.